ZONA RGS,POSTS!!!

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Super-Heróis o.O - Parte 2

Bem...
Como a postagem a respeito de curiosidades do mundo dos Super-Heróis agradou a alguns, decidi então fazer uma segunda parte.
Espero que curtam!

Super-Mascotes e outros coadjuvantes esquisitões

Krypto, e sua turma de Super-mascotes.

Certamente os dois campeões neste quesito foram Batman e Superman.
Durante os anos 50 e 60 principalmente os roteiristas e desenhistas abusaram da criatividade (Até demais...) e criaram seres bem... digamos... diferentes para auxiliarem nossos heróis no combate ao crime.

Bat-mirim. O duende que vivia atrapalhando a vida do Morcegão.

Entre os coadjuvantes das histórias do Homem-Morcego temos figuras como: o bat-cão (chamado Ás), o Bat-Mirim (um duendezinho bizarro, também chamado de Duende Morcego), além da Batmulher.


Já o Superman era dono do super-cachorro Krypto, que inclusive chegou a ganhar um desenho há alguns anos e que foi exibido aqui pelo SBT. Além do “cãozinho” o kryptoniano contava com outro amigo nada convencional: Beppo (o super-macaco, que teria vindo no mesmo foguete que o herói).

Bonecos de Superman e Beepo, o super-macaco.


Sendo que a Supergirl ajudaria a completar o time de super-mascotes com seu bichinhos de estimação: Raiado (o Super-gato) e Cometa (o Super-cavalo).


Nomes estranhos que os heróis receberam aqui no Brasil:

Em 1953, no segundo número da revista S.O.S. da editora Orbis a Mulher-Maravilha estaria fazendo sua estréia no Brasil com o nome de: Super-Mulher (!). Depois, quando suas histórias passaram a ser publicadas pela Ebal seu nome foi mudado para Miss América. Só depois de um tempo os editores tiveram a idéia “genial” de traduzirem o seu nome original (Wonder Woman) para o português.

Enquanto isso na soturna Riacho Doce, Bruno Miller se torna o temível Morcego Negro. Nunca ouviu falar? Bem... Estes eram respectivamente os nomes pelos quais foram chamados “Gotham City”, “Bruce Wayne” e “Batman”.

Já o Homem-Aranha, num desenho exibido aqui pela extinta TV Tupi, seu ater ego Peter Parker foi chamado de Pedro Prado.


Joel Ciclone. O nome dado ao primeiro Flash quando lançado no Brasil

E o primeiro Flash na década de 40 foi batizado como (sic!) Joel Ciclone.

Alguns personagens e onde saíram as inspirações para suas concepções

O desenhista Bob Kane, que juntamente com Bill Finger criaram Batman, se inspiraram no perturbador personagem Gynplane interpretado por Conrad Veidt no filme mudo The Man who Laughs (O Homem que Ri), de 1928.



Gynplane. O personagem que inspirou o visual do Coringa.

Já Batman foi concebido através de três fontes de inspiração.
O ornicóptero, a famosa máquina voadora de Da Vinci, que porém nunca planou.
O personagem Zorro, pelo fato de também ser um herói sem poderes.
E ainda pelo longa metragem The Bat Whispers, em que um criminoso que veste uma máscara de morcego aterroriza toda uma cidade. Detalhe: neste filme, toda vez que uma vítima era atacada era projeto um sinal na forma de morcego na parede. Estaria aí o predecessor do batsinal!


O sinal do vilão de "The Bat Whispers". Inspiração para o batsinal.


Arte de Bob Kane que demonstra um pouco de onde tirou as idéias para conceber Batman.

Já o Bruce Wayne foi batizado com inspiração em dois personagens históricos. O primeiro nome é uma homenagem a Robert "The Bruce", rei da Escócia, que em 1314 garantiu a independência de seu reino em relação a Inglaterra. Já a inspiração para o sobrenome viria de "Mad" Anthony Wayne, herói da guerra revolucionária estadunidense.

Tony Stark, o alter ego do Homem de Ferro, tem seu visual inspirado em Errol Flyn, ator hollywoodiano que chegou a interpretar Robin Hood, em 1938.


Errol Flynn ator que inspirou o visual de Tony Stark


O Homem de Ferro nas HQs


Números e outras curiosidades:

O gigante Hulk tem as seguintes medidas após a transformação: 2,13 metros e 470 quilos!

Wolverine tem altura estimada em 1,65 m.O seu nome é herdado de uma animalzinho canadense que tem o mesmo nome e que apesar de pequeno (pesa apenas cerca de 20 quilos) tem fama de enfrentar predadores bem maiores.


Wolverine. Mamífero canadense.


O Flash é mais rápido que a velocidade da luz. A luz tem velocidade estimada em 300.000 km/s. Logo, o Flash é capaz de alcançar velocidades superiores a 300.000 km/s.

A National Periodical, a empresa que precedeu a DC, pagou aos autores Joe Shuster e Jerry Siegel pelos direitos de utilização do Superman a enorme quantia de... 130 dólares!
Somente no final dos anos 70, após uma luta judicial que corria desde 1947, que os autores conseguiram o direito de receber uma pensão vitalícia de 20 mil dólares anuais, assistência médica. Valor que sequer chega perto dos ganhos da editora com o personagem.


Luke Cage. O herói favorito de Nicolas Cage e de onde tirou a inspiração para o sobrenome artístico.

Conhecem Nicolas Coppola? Pois este é o nome verdadeiro de Nicolas Cage! O sobrenome artístico é uma homenagem do ator ao seu herói favorito: Luke Cage, personagem da Marvel com superforça, pele invulnerável e que trabalha como uma espécie de super-herói de aluguel.
Outra curiosidade sobre o ator é que, a pedido de sua então mulher Lisa Marie Presley, ele vendeu sua coleção de HQs pela bagatela de 1,6 milhões de dólares num leilão realizado em 2002.


===========================================================


E por hoje é só pessoal.

P.S.: Para quem curte o Superman deixo a dica de um blog muito legal que trata de algumas fase dele: o nosso parceiro Zonargs.


Abraços e até a próxima!

15 FORAM LEGAIS E OPINARAM:

Ed ² disse...

pow me amarrei no post... to gostando muito do seu blog!!! vlw man ... agora só falta falar do capitão planeta... constantine... yugi huauauha essas coisas!!!

www.atrapalhando.blogspot.com

Humm... Cupcakes! disse...

Rsrs, muito bom relembrar os desenhos animados e os super heróis da infância.. tanto tempo que não vejo algo sobre eles!
Parabéns, adorei!




http://casadamangelli.blogspot.com/

Ella disse...

Tenhoo um selo pra vc no meu blog ;D
Da uma passadinha la e pega tá

Bjokisss

Unknown disse...

sei não, mas não sou muito de mascote...
AUEHUAheuhAUEHAuehuaHEUHAeuuAahe
useless!

--
www.moolegal.wordpress.com
alguém tinha que dizer!

Bruna disse...

DHUAHSUHAUHAS esses desenhos não são da minha época (eu veia), rs mas minha mãe não para de falar deles. [/diaenoitesô haha

Legal aqui.

Renato Ziggy disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Renato Ziggy disse...

Diegão,
Muito interessante essa sua proposta de fazer uma abordagem aos super heróis e contar sobre a história deles. Confesso que não é um assunto que me interessa muito, mas saber sobre a origem e tal é muito válido sim. Proposta muito bacana!
Abraço,
Zy

Who Cares? disse...

Nem lembrava que existiam mascotes em desenhos !!

Só me lembro do Bilu Bidu das Aventuras de Tim Tim

ahuahauahuaa

Curti o Blog

Márcia Engel disse...

Obrigada pelo selo, já coloquei lá no blog ^^

Eu não sabia que haviam tantos super mascotes... super macaco, super cavalo... eu hein! rs

Beijos, seu blog continua ótimo =***

Rodrigo Andolfato disse...

Muito legal a matéria! Sou fã de Super-Heroi e recentemente li o "Cavaleiro das Trevas" e "Watchman". O que achei mais interessante foi o curta-metragem antigo do personagem que inspirou o Batman. Fica a sensação de que na verdade o personagem é bem mais antigo do que parece!

Abraços

Darlan (Filé) Júnior disse...

Pra falar a verdade, agora fiquei curioso pois não lembrava de nhum desses personagens!!

Aunto a o selo, fico honrado pela indicação e retribuirei logo mais!!

Abraço grande!!!

Anya disse...

Nossa, eu não conheci todos eles, mas lembro de alguns... quadrinhos são um mundo à parte, eu adorava quando mexia com roteiros na escola de HQ, algo que não levei adiante, mas que sem dúvidas era um prazer. Há um contato com um lado dos quadrinhos que a maioria das pessoas desconhece, adoro esses detalhinhos e segredinhos dos bastidores! hehehe

Parafraseando um dos comentários: "Pow, me amarrei no post!" rsrsrs

Bjos

Anônimo disse...

uhuuuuuuuuuuuu
eu sou apaixonada por quadrinhos! rever alguns dos meus heróis de infância aqui foi bom demais!

grande abraço!

Pattinha disse...

O Wolverine é menor que eu?!?! Acabou com a minha vida!

Nossa, que que houve que tanto muda esse layout!

Beijo

Sávio Christi disse...

Excelente artigo, meus parabéns; agora aí vão algumas correções:

1) O nome do gato da Supermoça em português é Rajado (e não Raiado).

2) Esta não sei se eu estaria ou não corrigindo; porque não sei se o nome do Batmirim em português se escreve com hífen (Bat-Mirim) ou sem hífen (Batmirim). Na Internete, já vi escritos dos dois modos; logo não sei qual é o que realmente utilizaram na tradução (alguém aqui por favor sabe?). A propósito: o Coringa foi criado por Bob Kane e Bill Finger com base numa sugestão de Jerry Robinson; sendo que os três criaram o Robin original.

3) Nicolas Cage se chama Nicholas Kim Coppola (com o H no nome de batismo e sem o H no nome artístico; segundo a Wikipédia e também o IMDB).

4) Não é bem uma correção; mas talvez, no começo chamaram no Brasil a Mulher-Maravilha de Supermulher no começo porque, este é o nome dela em Portugal (que coisa; não? - Risos!). Mas já houveram sim algumas coadjuvantes do Super-Homem com o nome de Mulher-Maravilha; inclusive uma delas foi a própria Lois Lane (a Wikipédia confirma isto)...

5) Também não é exatamente uma correção; mas faltou dizerem que Clark Kent e Lois Lane no Brasil se chamavam; em respectivo, Edu Douglas e Míriam Lane. Aliás: o nome original do Flash (que vocês não citaram) era Jay Garrick... Também os coadjuvantes do Homem-Aranha sofreram de alteração (num desenho bem antigo; lá dos Anos 60): Tia Maria (Tia May), Maria Joana (Mary Jane Watson), J. Jonas Jaime (J. Jonah Jameson).

Podem crer?

eXTReMe Tracker