ZONA RGS,POSTS!!!

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Diferenças entre filmes brasileiros e filmes americanos



"É possível que os filmes brasileiros tenham melhorado nos últimos anos";Esse argumento vem muito de pessoas que gostaram do filme "Tropa de Elite" ou da mídia brasileira que sempre faz propaganda de si mesma.

Somente comparando com nossos filmes brasileiros de 20 anos atrás podemos achar o cinema nacional atual “bom”.


Abaixo algumas diferenças marcantes!

FILMES NACIONAIS FALAM APENAS DE DROGAS E DINHEIRO

Esse é um fato que ocorre em quase todos os filmes nacionais, usar dinheiro como causa,problema,solução ou até mesmo enredo.

Tirando filmes de comédia,o Brasil faz filmes como faz suas novelas, está sempre falando da realidade ruim do mundo,seja ela drogas("Meu nome não é Johnny") ou dinheiro("Cidade de Deus").

FILMES NACIONAIS QUEREM SEMPRE DIZER O “CERTO” E O “ERRADO”

Sempre querendo dizer o certo e o errado e "lutar contra os preconceitos"(preconceitos em grande parte sociais).O cinema brasileiro faz entender que todo rico trata o pobre mau.

Qualquer um que assisti um filme como "American Pie" sabe o que é errado ou certo.Não é preciso repetir o óbvio.

OS FILMES NACIONAIS NÃO CONSEGUEM APENAS “DIVERTIR”

Os diretores brasileiros não conseguem fazer um filme pensando apenas no entretenimento, como é o caso americano.

A maior parte dos filmes americanos estão apenas querendo divertir o seu público,usa comédia e ação.Ninguém sai de um filme como "Homem de Ferro" preocupado com drogas e com a violência na sua cidade.

AONDE ESTÁ O BOM ENREDO?


É possível que mesmo com um assunto que vemos todo dia em nossos noticiários filmes nacionais conseguem ser razoáveis,como o caso de “Tropa de Elite”,mas aonde está o enredo?

Os defensores do cinema nacional podem alegar que os filmes americanos(de maior sucesso no mundo) não tenham em grande parte um enredo muito original ou "brilhante".

Mas a resposta para essa afirmação é uma,renda!O cinema americano tem renda para fazer um enredo simples e criar um grande filme.

Americanos colocam os melhores atores do mundo ao lado de efeitos especiais de primeira,assim já faz um sucesso de bilheteria.

Mas o que falta no Brasil são diretores que transformem coisas pequenas em coisas grandes.Como citei na crítica de “Marley e Eu

“Marley e Eu” apesar de ter atores de primeira não é uma "mega produção americana",porém fez sucesso.O brasileiro tem que entender que mesmo sem muita renda da para fazer filmes bons.


Até o Brasil parar de tratar seus filmes como novelas de duas horas e meia nós só faremos sucesso falando mal do nosso país e da nossa realidade como em "Tropa de Elite".

4 FORAM LEGAIS E OPINARAM:

Márcia Engel disse...

Olha, tudo novo no Marmota! Está bonito, hein \o/

Sobre o post, acho que você falou tudo. Não se vê filmes nacionais de sucesso que não tenham violência, drogas, e todos os aspectos negativos da sociedade. E eu nem cheguei a ver Tropa de Elite, a sinopse já não atraiu. Lembro que na época que saiu Carandiru, eu estava na faculdade e tínhamos que fazer uma análise, por isso acabei vendo o filme por obrigação. Pareceu uma cópia fraca do seriado americano Oz.
O cinema brasileiro parece estar empenhado em fazer um grande filme seguindo a fórmula de drama, violência, realismo (na opinião deles, por isso tantos filmes "baseados numa história real") e com uma lição de moral convincente no final, e assim despontar em grande estilo no cenário internacional. Acho que deveriam pensar em amadurecer melhor o cinema nacional, antes de sonhar com sucessos arrebatadores. Ainda mais se usarem sempre a mesma fórmula.

Lis disse...

O problema do cinema nacional como vc disse é a idéia de não fazer filmes apenas para entreter...Contudo, eu pergunto:só existe violência e drama no cotidiano do Brasil?Falta bons enredos e mais criatividade.Assisti o filme de Tony Ramos e Gloria Pires e amei!!Dei muita risada...E o filme está batendo recordes de bilheteria com um enredo simples,leve...
O cinema nacional na maioria dos casos só pensa em fazer grandes produções para chocar e depois ganhar oscar rsrsr

Jonathan disse...

Este pais só gosta de falar de coisas ruins, por isso nunca sai disso.

Anônimo disse...

"...o Brasil faz filmes como faz suas novelas, está sempre falando da realidade ruim do mundo,seja ela drogas("Meu nome não é Johnny") ou dinheiro("Cidade de Deus"). Sempre querendo dizer o certo e o errado e "lutar contra os preconceitos"(preconceitos em grande parte sociais).O cinema brasileiro faz entender que todo rico trata o pobre mau..."


Discordo em partes da sua opinião.Grandes filmes estrangeiros também tratam de problemas sociais,ex.: "Priscilla-A Rainha do Deserto" e "Obrigado por Tudo",que denunciam a discriminação social dos gays."O Exterminador do Futuro" discute sobre violência,que também é um grave problema do mundo.
Acredito que o cinema de cada país seja um reflexo de sua cultura.O Brasil é um dos países mais desiguais do mundo,acho natural que discutam sobre desigualdade nos nossos filmes.

eXTReMe Tracker